sexta-feira, 15 de maio de 2009

Jacob: o Patriarca

Hey pessoal... que Season Finale hein?

A gente fica até sem saber o que comentar. Eu geralmente me valho das referências bíblicas em LOST [que são muitas] pra tecer meus comentários. E depois desse episódio acredito que seja bastante pertinente tocar no assunto no que tange os dois personagens que aparecem logo na primeira cena. Aliás, muita gente chegou a comentar que aquela cena seria um "resumo" da história toda.
Pois então. Estava eu pensando na ligação/relação entre o
Fake-Locke e Jacob. Eu acredito [e sei que muitos concordam] que o Locke-Vivo e o cara que conversa com Jacob na praia são a mesma pessoa.

Fake-Locke:
Você os trouxe aqui!
Jacob:
Continua tentando provar que estou errado, não é?
Fake-Locke:
Eles chegam, lutam... destroem e corrompem. Sempre termina da mesma forma.

Esse papo inicial me remeteu ao filme
"Cidade dos Anjos" com Nicholas Cage. É um filme bastante interessante. Mas a cena a que me refiro é um diálogo em cima de um prédio entre 2 anjos. Eles conversam entre si analisando as atitudes humanas. Tentando compreender certos atos, equívocos, sentimentos, etc. E se mostram bastante inconformados com o comportamento dos "mortais".

Começo então dizendo que tanto a Bíblia cristã quanto a Torá dos judeus conta que
Jacob [Jacó em português] era irmão gêmeo de Esaú. Logo acho que o hominho misterioso é irmão de Jacob.
Todos devem se lembrar do livro que Sawyer lê na Ilha... se chamava Bad Twin [gêmeo mau].

Voltando... a história de
Jacó é conhecida e importantíssima na formação das "doze tribos de Israel" - uma tribo pra cada filho homem [dentre eles estava Benjamim, mas isso é outra questão hehe]

O lance é que
a história poderia ser diferente. Esaú tinha o que era chamado de "direito de primogenitura", ou seja, o gêmeo que nascesse primeiro ganharia a herança do pai. Seria Esaú o patriarca hebreu mas ele fora ludibriado pelo irmão Jacó [com a ajuda da mãe] a dar-lhe a primogenitura em troca de comida.

Aí um parêntesis: o livro do Deuteronômio conta que jamais se viu irmãos tão diferentes tanto na aparência, quanto no temperamento. Esaú era um homem do campo, cheio de vigor e aventura [moço sério] e Jacó era mais pacato, amigo da casa e da cozinha [fanfarrão].
Foi numa dessas saídas ao campo que Esaú, morto de fome ao voltar, implorou que Jacó lhe desse um pouco do que ele tinha cozinhado. Jacó concordou se
Esaú lhe "vendesse" o direito de primogênito. Esaú no desespero topou. Ele deve ter se arrependido depois porque a partir daí todos os autores bíblicos começaram a tratar o cidadão como "Esaú, O Profano", exatamente por ter renegado sua herança, considerada pelos hebreus como sagrada.
Na verdade, Esaú não se interessava pelas
coisas de Deus. Ele não valorizava o que é sagrado. Não estava nem aí pra essa coisa de "primogenitura". As coisas materiais eram mais importantes - Satisfazer o apetite, por exemplo, era mais importante que obedecer a Deus. Esaú não entendia as coisas sagradas, porque lhe pareciam loucura. Esaú só se interessava pelo presente, ignorando o futuro e as promessas de Deus.
Assim como o "gêmeo mau" da bíblia vemos também no
Fake-Locke uma impaciência... ele já estava de saco-cheio dessa história toda, desse ciclo-sem-fim, a ponto de querer matar Jacob.

A Bíblia nos conta também que Esaú pagou caro pelo desprezo à sua primogenitura: mais tarde, quando tentou
recuperar sua benção foi rejeitado. Ninguém deu uma segunda chance pro cara. Assim também pode ter acontecido com o Fake-Locke, quando o prenderam na cabana...

É aí que penso que talvez essa
rixa entre os irmãos [coisa bastante comum na verdade] seja o início de toda confusão.
Todos os eventos ocorridos na Ilha resultaram de um "capricho" dos "deuses da Ilha" ou algo do tipo...
Jacob em hebraico significa "o que segura pelo calcanhar". Talvez ele tenha feito mesmo algo parecido dando uma "rasteira" no irmão pra tomar posse da Ilha. Ludibriando assim como o Jacob da Bíblia.

Esaú prometera se vingar... foi então que, fulo da vida, convocou um exército de 400 homens e foi de encontro a Jacó. Em Gênesis está escrito que um Anjo visitou Jacó e o avisou da ameaça dizendo: "Eles estão vindo!". Ainda mostra que Jacob temeu muito a visita do irmão e se angustiou com medo de que este o matasse. Então Jacó se prepara para a batalha junto ao seu povo e espera a chegada de Esaú.
A cena final do episódio com o encontro de Ben, Jacob e o Fake-Locke traz um diálogo interessante quando Jacob diz a ele "Você encontrou sua passagem" mostrando que Jacob sabia que mais cedo ou mais tarde os dois se defrontariam novamente, exatamente como predisse o homem na praia quando avistou o Black Rock.

Outro detalhe importante é o grupo da Ilana.
Vimos que ela conhecia Jacob mas no entanto não tinha contato com Alpert.
Bom. Se ambos conheciam a código-secreto-do-clubinho [o que tem na sombra da estátua?] por que ainda não tinham se visto pessoalmente?
Talvez fossem de um
clã diferente. Outra tribo. [prova de que pareciam ser também "nativos" da Ilha é o fato de saberem a localização exata da cabana e também do pé-de-quatro-dedos-lar-de-Jacob.

Enfim. Acho que há a possibilidade de vermos essa questão da irmandade de Jacob e o Fake-Locke.
Por enquanto só nos resta esperar um
bom tempo até a próxima e derradeira temporada.

Estou entusiasmado. =P

Até mais

Alison do Vale


29 Comentários:

Unknown disse...

Vejam bem...rsrs...
Reparei bem no livro que o Jacob estava lendo. Hoje pesquisei sobre Flannery O'Connor e olhem o que descobri sobre o que há nos contos dela,principalmente o "Everythig that rise converge":

"Nas nove narrativas de Tudo o que sobe deve convergir, o leitor das outras obras de O’Connor reconhecerá as mesmas paisagens (o Sul dos campos de algodão, das florestas a perder de vista e das fazendas incapazes de lidar com o fim da escravatura), os mesmos temas (questões raciais ou de fé, em fundo de apocalipse moral) e os mesmos tipos humanos (seres à deriva, em busca de uma salvação impossível).
Este é um “mundo da culpa e da dor” onde toda a gente cai desamparada, sem saber o que fazer das sombras malignas que envenenam as relações entre pais e filhos, homens e mulheres, brancos racistas e negros que não conseguem libertar-se. As personagens tentam muitas vezes mudar o curso das suas existências, mas está quase sempre tudo “consumado”. Há um ímpeto fatal em volta do que as pessoas fazem e dizem, uma espécie de maldade que é como o ar que se respira. Quem busca um rasto de compaixão humana, falha. Quem pretende fugir do abismo, cai nele. Os olhos dos outros são sempre “espelhos retorcidos” que devolvem imagens medonhas, grotescas, visões infernais. E as epifanias não redimem, antes projectam quem as vive para o “centro de um mistério desconfortável”.
O que torna estes contos inesquecíveis é a escrita de O’Connor, tensa como uma corda muito esticada, quase a partir. Mesmo quando descreve as mudanças da luz, um gesto súbito ou a boca que é “como uma grande rosa que tivesse escurecido e murchado”, há uma energia que se acumula e que acaba por conduzir, quase sempre, à explosão trágica de um final que é como um uppercut em cheio nos queixos do leitor. O desfecho de Os Coxos Hão-de Entrar Primeiro, um dos mais espantosos e terríveis que alguma vez li, é um bom exemplo.
As histórias de O’Connor são túneis que perfuram as trevas da condição humana. Túneis em que entramos às cegas, sem saber se alguma vez deles sairemos.

Avaliação: 9,5/10

[Texto publicado na revista Time Out Lisboa]"

Outras coisas que descobri:
- um de seus livros se chama"A vida que salver pode ser a sua";
-Desfecho das narrativas sempre marcado por epifanias;
-A violencia aparece num contexto trágico,mas sempre como fruto do livre-arbítrio,não do destino. "frequentemente,atragédia decorre da ignorancia,mas nunca é perdoada,justificada ou poetizada por um designio divino transcendental"_Cristovao Tezza.;
-"Os contos de Miss O'Connor são todos sobre a operação da graça sobrenatural nas vidas de homens e mulheres naturais"_Caloline Gordon;
-Relacionamento mãe-filho e uso da onisciencia seletiva,narrada em 3º pessoa, que passa ao leitor a visão do filho;
-Sua obra é uma esquisita tentatia de converter ao caminho da luz;
-Preocupação com a questão do bem e do mal,muitas vezes trazendo uma visão espiritual baseada no antigo testamento;
-O uso "grotesto" da violencia com um propósito de revelação. Fazendo isso com uma abordagem não-sentimental,num estilo direto e simples,enquanto trabalha a caracterização do personagem aprofundado em imagens que acentuam essas congruencias.;
-Personagens com mutilações físicas,moral ou espiritual.

Bem...Isso agente viu...desde o 1º episódio da 1º temporada até este último,com Jacob fazendo de tudo pra salvar a própria pele,ou não...rsrs...
Isto é Lost!
Abraços,
Barbara_MA.

Tati disse...

Genti lembrei de alguns fatos:
1ºMiles tenta explicar para Hugo no 9º ou 10º episodio que tudo no passado da ilha já aconteceu "não eramos nós, eram outras pessoas"
2ºO dialogo de Jacob e o (?) - (?)"Você os trouxe aqui!"
Jacob: Continua tentando provar que estou errado, não é?
(?) Eles chegam, lutam... destroem e corrompem. Sempre termina da mesma forma.
3º Sobre o grupo de Ilana: lembram quando o Locke visitou o walt.. walt disse: SONHEI COM VC NA ILHA VESTINDO UM TERNO CERCADO POR PESSOAS QUE QUEREM MACHUCA-LO ....

Bom é isso,
Bjuus

Tati disse...

CONT… TALVEZ O COMENTARIO DO MILES FAÇA SENTIDO COM O A O DO (?)....
E TALVEZ O COMENTARIO DO WALT FAÇA ALGUM SENTIDO SOBRE O GRUPO DA ILANA Q NÃO SABEMOS DE Q LADO SÃO …
SEI LA PODE TER ALGUMA COISA OU NADA HAVER … RSRS

Yago disse...

Detalhe que foi dito sobre o significado de jacob..pode parecer ridículo, mas sobrou exatamente um pé da estátua? E sempre o que aparece é o ....calcanhar. Uma vez foi dito que Deus e o Diabo são crianças com uam fazenda de formigas. Não sabem o que vai acontecer, mas influenciam da maneira que podem patra mostrar quem tem mais "razão"

[ Alison do Vale ] disse...

pois é yago. vc tocou num detalhe importante sim. o foco no calcanhar pode ser apenas uma alusão mesmo, mas a questão da "manipulação" divina é bem visível nesse diálogo.

pode ser apenas pra desviar nossa atenção da real verdade.

mas o papo foi bem esse mesmo:
- os deuses e seus marionetes.
ou alguma coisa parecida...

ABarros disse...

Eu acredito que o homem conversando com Jacob no início do episódio é o Fake-Locke, e ainda levo em consideração a possibilidade de Jacob ser um Faraó do antigo Egito ou um descendente de uma linhagem da era do antigo egito. Pode parecer absurdo, mais as histórias ou lendas de Faraós são até os tempos atuais cercadas de mistérios e misticismos. E apesar de muitos acreditarem que o Jacob aprendeu a desenhar hieróglifos pelo fato de viver por muitos anos, eu já acredito que Jacob saiba desenhar hieróglifos pelo fato de ter vivido na era das dinastias faraónicas.

Leonardo BA disse...

beleza Alisson. Até que enfim alguém "comprou" minha idéia do Jacó da Bíblia, se bem que eu fazia uma relação com Jack "Pastor"... Mas não acho mais que o mistério seja por aí. Esaú e Jacó eram humanos...
Até pelo dialogo dos dois na praia dá pra se imaginar que não se tratam de seres humanos. Trata-se de mais uma das inúmeras referências de Lost.

Belo trabalho Barbara. Muito interessante a análise do livro. Tudo haver com Lost.

Anônimo disse...

Acredito que as referências de Lost sempre foram sobre bem e mal, desde a 1a Temporada, aonde OS DIALOGOS NOS REMETEM SEMPRE A UMA TENTANTIVA DE SUPERAÇÃO X ENGANO, sempre há alguém mentindo, escondendo, tentando tomar vantagem sobre a ilha, e do outro lado alguém que tenta superar isso mas que acaba no Mesmo caminho de mentiras mais tarde.
O final de Lost para mim é claro: Essa luta entre bem e mal, num caminho que digamos não tem como fugir ja que eé planejando por seres superiores. No caso seriam Jacob e esse amigo(irmao?) misterioso, fazendo um papael de bem x mal para ver até aonde os participantes desse jogo (Ilha) irão. Ah, e é claro, numa ilha aonde vivem deuses não é de se estranhar tantos poderes paranormais....Rs Abraços!! m_souza11@hotmail.com

Brisa disse...

Gente, adorei esse post!! Confesso que nunca faço muitas analises, só vou assistindo, curtindo todo o suspense (afinal de contas, são 5 anos, não consigo lembrar de tantos detalhes como vocês!!!)!!

valeu pelas teorias, achei tudo bem interessante... ;)

Kim disse...

só uma correção:
a história de esaú e jacó se encontra em Gênesis, e não em Deuteronômio como foi citado.

um abraço!

Paulo Reiss disse...

O fake-locke é a fumaça! A fumaça assume a forma das pessoas, está na ilha desde sempre... enfim.
Eu tava olhando o episódio 12 da 5a temporada. O locke já estava na caixa que o pessoal da Ilana carrega, quando o Ben vai convocar a fumaça para ele ser julgado ela não vem, e quem vem é o fake-locke (como ela viria se ele/ela estava lá?) e também, quando eles chegam no templo o fake-locke some e a fumaça aparece. Ela inclusive toma a forma da Alex! Ai quando some a fumaça/alex o fake-locke aparece de novo! Coincidência? Eu não acho... podem procurar os buracos nessa teoria, certeza que é isso!
Inclusive no episódio 15 o Richard acha o suposto Locke esquisito!

Acho que o Christian também é uma manifestação da fumaça igual a com o fake-locke. Ela precisa de pessoas mortas para assumir suas identidades (Chirstian/Locke/Alex).

Uma dúvida, quem limpou o caminho de enxofre? Eu acho que isso protegia a cabana onde o Jacob ficava. Isso protegia ele do fake-locke?

Qualquer coisa esse é meu email: pauloreiss@gmail.com

Abs!

kawik disse...

Passou pela cabeca de alguem, que talvez, Richard Alpert seja o Jacob? Ele esta ali para fazer com que as coisas acontecam... nao?

[]s

Carlos

[ Alison do Vale ] disse...

a história de esaú e jacó é contada sim em gênesis, kim...

no entanto há citações em diversos outros livros da torá e da bíblia, inclusive deuteronômio, coríntios, etc.

não quis colocar versículo e capítulo pq não vi necessidade, haja visto que é um post de referência apenas e não uma aula de teologia..
mas se vc quiser posso colocar depois a transcrição do trecho exato...

mas valeu pelo alerta.

abraços

Sr.Lu4n disse...

Acho q o "Mostro" e o Fake-Locke e Chirstian NAO sao a mesma pessoal!!!!!Porque quando Sun e Lipidus(acho q e assim q se escreve) veêm o Chirstian na casa do Ben, o Fake-Locke estava indo para a ilha principal com o Ben!!!Agora a minha principal curiosidade e saber quem esta vindo, segundo Jacob avia falado antes de morrer.

Anônimo disse...

Com todo respeito amigo, mas acho que usar a história de Esau e Jacó como analogia do último episódio seria cair num simplismo. 1º eles eram mortais e segundo a bíblia morreram a milênios. Não moravam em ilhas. Jacó deu origem as 12 tribos, elas foram formadas pelos 12 filhos de jacó, ou seja por herança e não por liderança. Outra coisa Jacó so iria para o Egito depois de bem velho(final de sua vida). O contato com o Egito e Faraós foi muito maior por parte de seu filho José(governador do Egito, abaixo apenas do Faraó). Depois que Esau perdeu o direito de primogenitura não o recuperou mais, isto era impossível e os 2 irmãos se encontram no deserto os 2 se abraçam e se perdoam. Só estou usando aqui um contraposto da história para mostrar que "o que está feito está feito" ou seja "Dead is Dead".

Anônimo disse...

Ah outro fato que esqueci de relatar é que, a primogenitura segundo a bíblia não é apenas uma herança física, mais é também e principalmente uma benção espiritual do pai sobre o filho. Na bíblia o direito a primogenitura era de Esaú, quando ele o trocou por um prato de lentilha. Mais ele ainda poderia receber este direito de seu pai Isaque, só que na hora de sua morte quando Isaque passaria sua benção herdada de seu pai Abraão, avô de jacó, Esaú estava no campo. A mãe de Jacó participa de uma armação para que Jacó se parecesse com Esáu. Na hora próxima a sua morte Isaque já não enxergava muito bem e passou a benção da primogenitura a Jacó pensando estar passando para Esaú. Uma vez passada a primogenitura, não é possível que se volte atrás, Esaú também foi abençoado por Isaque,mas sua benção seria menor "o que está feito está feito".

Fabi disse...

Gostei mto de sua teoria... Observei que Sawyer chama Miles de "Enos" na cena em que eles esperam Jack chegar até a fonte! "Enos era um dos filhos de Jacó e neto de Leí. Ele foi um guardião sem precedentes e um profeta para a população de Nefitas.Enos viveu em uma época em que seus companheiros Nefitas foram se tornando cada vez mais propensos e obstinados na verdade, e os Lamanitas foram se tornando cada vez mais feroz e perverso".(http://profetasmodernos.org/12/enos)
Será realmente uma longa espera...

Emmanuelle Maia disse...

Sobre o lostzila,acredito q de alguma maneira ele estivesse preso na cabana e não o Jacob,e que todas as vezes q o pai do Jack apareceu na ilha ou fora na verdade foi o próprio "lostzila",bem o que tinha ficado sem saber era o que teria soltado ele da cabana,afastando aquela poeira,e o que lembrei foi que o Christian levou a Claire para a cabana,ela poderia muito bem ter soltado ele,achando ser seu pai se ele o mandasse,e talvez aquela aparência q vimos antes por segundos de um velho lá dentro seja dele próprio q talvez envelheça ao contrário do Jacob ou Alpert,ele queria alguém q o tirasse dali,e pensou q falando com o Locke que era mais fácil de ser influenciado podesse funcionar.
E acredito que mtas aparições fora da ilha foram ele tbm,é só lembrar q o Hurley via a Libby e o Michael tbm a viu antes de se convencer a voltar,talvez ele só quisesse provar que as pessoas sempre se deixariam se corromper e que isso nunca iria mudar,pq ele convenceu o Ben a matar o Jacob,mostrando que as pessoas são influenciadas,pq se ele quisesse já teria matado Jacob antes,pq foi ele que empurrou Jacob na fogueira,talvez mostrar o que as pessoas são capazes fosse um tipo de prova de que não se pode confiar nelas.
Acredito tbm,que se o grupo da Ilana fosse quem ele tivesse esperando,ela achou que conseguiria chegar no Jacob antes que o próprio fake Locke,tanto que levou seu corpo,e ela já deveria ter achado o corpo antes mesmo de perguntar para o Locke como ele apareceu ali,ela queria comprovar se era ele mesmo antes de ir falar com o Jacob.

Quando o Locke vai até a cabana e ver o "pai do Jack"que deveria ser o "lotzila" o mesmo se diz estar falando pelo Jacob,se alguém fosse falar pelo Jacob acredito q seria o Alpert e não ele,bem ele diz ao Locke que as pessoas que pretendem fazer mal estão a caminho da ilha,seria um aviso do "lostzila" sobre o grupo da Ilana,e como eles poderiam alterar o que deveria acontecer no futuro?se fosse isso e tudo acontecesse como Jacob acreditava,seria uma prova que ele estaria errado,e ele naquele momento queria utilizar esta informação para convencer o Locke a fazer algo contra isso,tanto que ele falou ao Alpert sobre fazer um "acordo"com o pessoal da Ajira,ele já devia estar planejando algo contra o grupo,mas o Locke estava mais preocupado em salvar a ilha,e não em algum grupo vindo...
Mas um fato interessante q lembrei,foi que nós achávamos que a cabana foi construida pelo Horace para ficar com sua esposa,mas o Horace temia os hostis,então pq contruiria uma cabana na floresta com o perigo de ser atacada por Alpert e cia?fora o fato que como a cabana aparentava ser tão antiga se ela teria sido contruida na época vila Dharma,e a vila estava intacta?sem contar que ela aparecia em lugares diferentes e até o Hurley tinha medo de ir nela?,Bem aí lembrei q decobrimos isso pq o Locke viu o Horace e ele o disse isso,então poderia não ser o Horace e sim o "lostzila" ele estava sempre falando de alguma maneira com o Locke,tentando influenciarse ele podesse se passar por outras pessoa...

Ana Claudia Mielke disse...

Amig@s, essa analogia com Esaú e Jacob não é, assim, nenhuma novidade. Desde que o nome Jacob surgiu lá atrás, que já foram feitas tais analogias, inclusive, com o nome do Benjamin (que poderia ser o filho-fundador de uma das 12 tribos). Porém, foi algo abondonado com o decorrer das temporadas. Acho legal que tal tese tenha ressurgido. E queria fazer um comentário sobre o triálogo final entre Ben, Locke (fake) e Jacob... o Ben, ao questionar Jacob por nunca ter sido priorizado, existido, respeitado diz a seguinte frase: "mas quanto ele pediu pra te ver, marcha direto pra cá, como se le fosse moisés"... nesse momento o Locke (fake) dá uma olhada de canto de olho pra Jacob... como se dissesse "e sou meesmo" (essa parte é minha interpretação). Bom, Moisés é descendente da Tribo de Levi, uma das 12 tribos. Essa idéia deixa inviável a tese do Alison, mas como é uma referência bíblica também, achei legal comentar.

abraços e até a próxima temporada

Ana Claudia Mielke disse...

É tarde, mas não resisti de fazer este comentário. Acho que não podemos aqui esquecer de Aaron. Tubo bem que é uma criança, que está fora da ilha, mas se as questões bíblicas voltam à cena, não dá pra ignorar o Aaron, que na historia bíblica é irmão de Moisés. Acho que os mais entendidos de Bíblia aí, deveriam também procurar no antigo testamento no livro NÚMEROS, o que tem em relação aos números de Lost. Sei que este livro da Bíblia fala bastante da história de Moisés.

abraços,

Leco Leite disse...

Anônimo... em nenhum momento o Alison diz que os personagens bíblicos não são humanos... Ele simplesmente faz uma analogia sobre Jacob e seu inimigo.

Já tivemos várias outras referências na série que não eram exatamente "cópias" do mito ou história...

O que vale aqui é a idéia de que Jacob e seu inimigo sejam irmãos e que algo maior aconteceu entre para que essa rivalidade surgisse...

Leonardo BA disse...

estamos todos considerando o Jacob como sendo o BOM, pelo que ele fala, por estar de branco...
Mas o Jacó da bíblia é um enganador que "passou a perna" em seu pai e seu irmão. Seguindo essa história não seria o Jacob da ilha um enganador também? Ele de alguma forma não estaria usando as pessoas (os losties entre outros) para conseguir algo?
Também se pode perceber isso por todos aqueles que seguiram Jacob terem essa mesmas características, de mentirosos e enganadores. Cabe ressaltar que Benjamin era o filho mais velho de Jacó que também teria sido usado por ele. Bem como em Lost.

Unknown disse...

Quando Jacob está caido ele fala "Eles estão voltando".

Eles = Jack, James e companhia.

Richard fala para Sun que todos morreram na frente dele, creio que seja mentira por que ele não estava la quando a bomba foi detonada.

Isaac Marinho disse...

Não seriam Jacob e o seu nêmesis, respectivamente, o "Mestre dos Magos" e o "Vingador"? E o lostzilla não seria "Tiamat"?

Bento disse...

Jacob em hebraico significa "o que segura pelo calcanhar"

Algume reparou como a estátua se encontra atualmente??

lcmuniz disse...

Com a conversa de Locke e Katie nesse episodio (Recon) a teria de Esau e Jaco ganha mais força vcs nao acham?

sharkjames disse...

não faz sentido jacob nome dado a Jacó bíblico, porque este segundo a bíblia vinha agarrado ao calcanhar de esaú tenha nascido primeiro na serie

Rogério Lima disse...

Teoria prevista e praticamente acertada. Basta apenas saber se o nome do Irmão de Jacob é mesmo Esaú. se for, ficará obvio q tá baseado na biblia toda a história e que a luz é uma espécie de fruto proibido, como a maçã do jardim do Eden ( do mesmo modo que o EP 15 termina com um "Adão e Eva", sacaram?). Vamos aguardar os 2 últimos episódios pra ver se isso se confirma!

Anônimo disse...

Puxa, não conhecia esta teoria, mas acho que acertaram em cheio, parabéns!!

O que estou curiosa agora é:
- na 1a temporada havia flash-backs
- na 4a temporada, flash-forward
- na 6a temporada é "flash o que"??

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

 
who"s online

counter hit make

PageRank Free counter and web stats