quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Os 10 episódios essenciais de LOST!!

Post atualizado!!
Esse post foi atualizado com episódios da 5ª temporada. Assim, 3 episódios da lista original foram "movidos" (mas estão logo após a nova lista) e 3 novos episódios que acredito ser essenciais entraram na lista.

Como havia prometido, para começar a "Preparação para a 5ª temporada", resolvi escrever esse post especial com os "10 Episódios Essenciais de LOST"!!

Todos temos nossos episódios prediletos de LOST. Muitas vezes fica até complicado escolher apenas 1 episódio como o "melhor de todos". Bom, eu já não tenho esse problema desde "The Constant"...

É claro que uma lista desse tipo envolve muito o gosto pessoal, mas os eventos que tornam cada um dos episódios escolhidos como "essenciais" são grandes momentos da série e que guiam o destino dos personagens e nos apresentam algumas respostas importantes.

Qualquer um pode discordar de um outro episódio, de um ou outro motivo, e para isso queremos mesmo saber a sua opinião. Nos comentários, vocês podem deixar sua própria lista com seus episódios e os motivos que os tornam "essenciais", ou então apenas alguns que você trocaria na lista

Então, sem enrolar, vamos a lista que segue a ordem de exibição dos episódios.

"Pilot" - Bom, não dá para descartar a origem de tudo. Esse episódio nos deu o início dessa maravilhosa jornada que seguimos até hoje, como se estivéssemos na Ilha. Começar a perceber que não estávamos apenas em um lugar bonito e deserto, que o mistério estaria sempre presente e que o suspense e o drama da vida de cada personagem acabaria nos tornando "reféns" de LOST!


"Walkabout"- Aqui temos a confirmação de que nossos losties estão em um lugar especial. Conhecemos John Locke e, para muitos, esse é o episódio de LOST que conquistou os fãs. Descobrimos que Locke estava em uma cadeira de rodas antes de pegar o voo 815, mas na Ilha ele volta a andar. Começa a comunhão de Locke com esse lugar mágico. Ou milagroso, para Locke!


"Orientation"- Agora sim: a Ilha se torna um grande laboratório. Conhecemos mais sobre a escotilha, na verdade Estação SWAN, onde eram feitas experiências com o eletromagnetismo raro da Ilha. Com vídeo apresentado por Dr. Marvin Candle, conhecemos a DHARMA INITIATIVE e as coisas começam a tomar uma forma muito maior do que tínhamos imaginado.


"Live Together, Die Alone"- O fim da SWAN. E também o início de uma maior caçada pela Ilha. Com a implosão da SWAN, a Ilha se tornou visível, pelo menos por um curto espaço de tempo. Nesse momento a localização da Ilha já não é mais tão secreta. Michael trai o grupo para salvar Waaalt e sair da Ilha. Com Jack, Kate e Sawyer capturados entramos na vida dos OTHERS, comandados por Benjamin "Henry Gale" Linus.


"Through the Looking Glass"- Além de descobrirmos que havia uma estação submarina, LOOKING GLASS, descobrimos que o pessoal do cargueiro já chegou em meio a mentiras. A comunicação com o mundo exterior está aberta e a localização da Ilha, enfim, descoberta. Mas o grande momento desse episódio é vermos Jack e Kate, no futuro!! Entramos em uma viagem rumo ao futuro com os flashfowards. A grande virada!!


"The Constant"- Para mim, e para muita gente, o melhor episódio da história de LOST! Finalmente entendemos o que aconteceu com Desmond em "Flashes Before Your Eyes". Uma viagem em consciência pelo tempo, uma busca pela vida no passado para encontrar uma constante no futuro com o amor. Desmond e Penny tem uma das maiores cenas da série quando se falam pelo telefone na véspera de Natal! Mas além de romance, esse episódio nos apresentou regras que a trama deve seguir: a viagem no tempo é possível, mas nada pode alterar o futuro!


"There's No Place Like Home"- A saída dos Oceanic 6, a mentira contada por eles e seus motivos, o reencontro de Desmond e Penny, o sacrifício de Ben, a missão de Michael, a Ilha movida, a morte de Jeremy "Locke" Bentham! Precisa de mais motivo!? Um lugar onde milagres acontecem, sejam eles explicados ou não pela ciência ou baseados na fé daqueles que acreditam que coisas incríveis podem acontecer diante dos nossos olhos...


"Because You Left"- Depois de vermos a Ilha ser movida, de saber que "coisas estranhas aconteceram" quando Jack e companhia saíram da Ilha e que Locke estava morto... Tudo isso precisava começar a fazer sentido. E foi nessa abertura da 5ª temporada que começamos a entender quais as consequências de mover a Ilha. Passamos por vários momentos clássicos da série por meio dos "jumps temporais". Ao mesmo tempo, Jack começa a trabalhar com Ben para reunir os "Oceanic 6" e voltar para a Ilha...


"316"- Quem acompanha o blog sabe que não gostei muito desse episódio, por toda a questão "mística" que o envolveu. Porém, não posso negar sua importância na trama da série. A introdução do episódio, com a apresentação da estação LAMP POST e sua função de prever onde a Ilha está já o credencia como essencial. Além, claro, de mostrar como os losties poderiam voltar para a Ilha...


"The Incident"- Agora sim conhecemos Jacob! E como as coisas sempre ficam mais complexas em LOST, conhecemos seu "Inimigo" que nem nome sabemos. Mas começamos a perceber que a estória é muito mais antiga do que podiamos imaginar. Descobrimos que, apesar de o voo 815 da Oceanic ter caído na Ilha durante o atraso de Desmond na SWAN, Jacob escolheu alguns dos passageiros para chegarem na Ilha. Assim como "levou" o Black Rock... E vimos um dos grandes mistérios da série, o "Incidente" sendo revelado e fazendo a conexão com toda a série de eventos, que durou quase três décadas, até a queda do Oceanic 815!! Ufa! Essencial ou não!?



Episódios movidos da lista:
"Exodus"- Depois de tanto sofrimento, finalmente a escotilha é aberta. Claro, não foi aqui que descobrimos o conteúdo dela, mas já sabíamos que isso estaria a caminho. Além disso, é nesse episódio que voltamos a temer os OTHERS depois da morte de Ethan. Também conhecemos o Black Rock e vemos que não se tratava de uma rocha, mas de um navio antigo no meio da floresta. Claro, mais um mistério...


"The Man Behind the Courtain"- Enfim, Jacob! Ben também segue alguém, e o conhecemos. Bom, pelo menos vimos seu vulto e ouvimos sua voz. Ben percebe que seus dias de "escolhido" estão acabando e que Locke pode ser o próximo líder da Ilha.





"The Shape of Things to Come"- Depois da viagem no tempo, o teletransporte. Ben é lançado 10 meses para o futuro após mover a Ilha. Ele agora começa a tramar um meio de retornar. Ao mesmo tempo, segue em sua jornada pessoal de vingança contra o homem que "matou" sua filha: Charles Widmore! O pai de Penny entra em definitivo para o hall dos vilões e ouve a promessa que Ben matará Penny, para que ele sinta o que é perder uma filha. O encontro entre Ben e Widmore mostra que a passado dos dois nos trará muitas respostas!


Essa é minha lista. Os motivos são relativos, o que vale é saber o que fez de cada um desses episódios especial, essencial.

Agora é com vocês. Gostaram? Tem outros episódios!? Fiquem a vontade e deixem suas idéias nos comentários.

Grande abraço e namastê!

Leco Leite

27 Comentários:

Anônimo disse...

Excelente lista. Não consigo pensar em nenhum episódio que deveria estar no lugar de algum dos mencionados.

Unknown disse...

Po leco, concordo com você em 90% da lista, hahaha ou seja, discordo só de um e é o seu preferido.

Eu realmente não gostei de The Constance. Achei que tiha sido um episodio fraco, mas quando vi a votação do seu site e muitas pessoas o colocaram como preferido... vi que foi só uma coisa minha.
Não sei por que. Acho que é por que eu não gosto do Desmond no geral. =p
Não que eu não ache o episodio importante. Ele que esclareceu a idéia de viagem para o tempo, que hoje é base de muitas teorias pra ilha. Eu só não gostei dele. =)

Enfim, se fosse pra colocar outro lugar... acho que colocaria a Tale of Two Cities, que mostra Others Town pela primeira vez e pra mim isso foi muito chocante.
OU então, o episodio em que LostZilla mata Eko. Como você já deve saber pelos meus posts, LostZilla é meu mistério favorito na série e acho que a morte de Eko revela muito sobre a natureza do monstro. =)

(e algo me diz que você tem uma predileção pelas questões de física e ciência de lost... talvez por isso tenha gostado tanto de The Constance. =D)

Ah, e se fosse para colocar um único episodio em primeiro lugar, com certeza eu colocaria
"The Shape of Things to Come". Não preciso nem dizer por que. =)

Leco Leite disse...

Opa, valeu Vitor... é, eu gosto um pouco da ciência em LOST! hehehe

Pô, coloca sim o motivo de vc gostar de "The Shape...", depois vou fazer um post com os episódios diferentes que o pessoal deixar por aqui...

Abraço!!


Ale!! Valeu pela visita, é um prazer recebê-lo aqui!!

Abraço

Anônimo disse...

Leco, já te respondi lá no blog que eu aceito o desafio. Mas vendo aqui a tua lista, acho que não faria diferente! Bom, vou tentar...

Beijo!!!

Anônimo disse...

Grande Leco!

Desafio aceito! Até acho que minha lista não será muito diferente da tua mas, mesmo assim, mãos à obra!

abraço

Gi disse...

Bom Dia Leco adorei a idéia e acredito que os mais interessantes e importantes são esses de sua lista mesmo mas existem aqueles momentos empolgantes que fizeram a galera vibrar, ficar ansiosos e até chorar snif snif . Como eu não lembro o nome dos episódios ( não me atento a este detalhe) vou descrever as cenas: Quando Jack ressuscita Charlie após ele ter sido enforcado, quando Kate desaparece ao descer a escotilha, Quando Rose reencontra Bernard, Quando Michael mata a Ana Lucia e a Libby, Quando Hurley e Charlie descem aquele abismo com a Kombi Dharma, Quando Hurley salva o dia atropelando o Tom com a Kombi Dharma, Quando Hurley conta a Claire sobre a morte de Charlie, Quando a equipe do Barco de Naomi ataca com uma bazuca a casa onde Claire dormia, Quando matam a Danielle e o Carl, Quando matam a Alex, nossa o que não falta em Lost são cenas legais e fica uma dica que tal fazer algumas enquetes sobre quais as melhores cenas de drama, comedia, ação, suspense serão enquetes que não acabam mais.

e.fuzii disse...

Grande Leco,

Tenho meio que pronta a minha listinha. Só preciso dar uma arrumada e colocar as justificativas. Até a semana que vem prometo que estará no ar...

Abraços.

Leco Leite disse...

Gisele, Davi, Fuzzi... as vezes os episódios nem mudam muito, mas os motivos podem ser outros. Mas valeu por participarem.

Gi, boa idéia para as enquetes. Vou tentar criar essas enquetes... ou mesmo listas como essa.

Abraços!!

KA disse...

Oi, Leco!
Muito boa sua lista!
Aceito a tarefa com todo prazer!!! (Mas como to enroladíssima com trabalho, vou levar um tempinho para fazer, hehehehe). Mas farei com certeza!
Valeu a indicação!
Bjs
Ka

Anônimo disse...

É tão difícil tirar um episódio da tua lista quanto escolher outro episódio para nela colocar, mas não deixaria 2 episódios de fora dos 10+:

"Flashes Before Your Eyes", que lançou as viagens no tempo na trama.

"The Man from Tallahassee", que dentre outras coisas foi o início dos grandes diálogos entre Locke e Ben.

Anônimo disse...

A minha lista já está no ar: http://toassistindo.wordpress.com/2008/11/19/lost_top10/

Anônimo disse...

Uma lista perfeita, peço licença para assinar embaixo. Meu episódio favorito também é o "The Constant", embora confesse que ainda tenho dificuldade em entender porque o próprio Faraday não pudesse ser a constante do Desmond, quando ele conseguiu encontrá-lo no passado (no presente ele já tinha mantido contato por telefone). De qualquer maneira, aquela cena em que o Desmond e a Penny conversam pelo telefone, putz, que maravilha, uma das coisas mais lindas que já vi seja em cinema ou televisão, um trabalho magnífico de montagem, perfeito. "The Constant" tem outra coisa maravilhosa, que é o leilão do diário do capitão do "Black Rock". Imaginar o que há neste diário faz a gente "viajar" mais ainda. Há um outro episódio que me marcou muito também, mas não tiro nenhum destes dez para colocar no lugar, e é o "Greatest Hits". Tocante. Não gostava muito do Charlie antes deste episódio. Tipo de episódio que faz a gente pensar em fazer nossa própria lista de "Greatest Hits" em nossas próprias vidas, não sei se com voces aconteceu isto. Abraços para todo mundo.

Leco Leite disse...

Martins, concordo com vc. Esses dois episódios que vc citou estavam na lista primária com 13 episódios. Mas eu só queria mesmo 10... Aí tirei esses dois e "Meet Kevin Johnson" que traz grandes revelações sobre Widmore e o falso 815...

Mas, como disse no post, vou fazer uma outra lista com as idéias de vcs aqui nos coments...

Davi, vou ler sua lista já!!

Mauro, para mim, Faraday não podia ser a constante de Desmond pq eles não se lembravam um do outro no futuro. Tinha que ser algo que Des lembrava nos dois pontos do tempo... ok!?

Abraços e muito obrigado pela participaçõa de todos!!

Anônimo disse...

Ótima lista. Só acho que FBYE deveria estar aí.
Na minha lista pessoal entraria Not In Portland OU One of Us pq amo a Juju e também tem o Richard que será muito importante na história de Lost, creio eu.

Anônimo disse...

Muito boa a lista... pq vcs não fazem uma dos 10 melhores episódios? pq nem sempre os essenciais são os melhores. Por exemplo, eu achei o episódio Exposé muito bom hehehe mas ele não é nem um pouco essencial para se entender a série.

Pô, vcs poderiam desafiar o Carlos Alexandre do Lost in Lost também, e o pessoal da Lost Brasil. Não sei se vcs mantém contato com eles, mas são dois grandes sites/blogs sobre Lost do brasil e do mundo.

Flw! abraço a todos!

Leco Leite disse...

Cristiane, FBYE estava na lista primária com 13 episódios, mas acabei deixando ele de fora e colocando "The Constant", que explica o que houve em FBYE... foi meio complicado pensar essa lista...

Luck, perfeito!! Alguns episódios que não estão nessa lista estariam da minha lista de "melhores". Um exemplo seria "Man of Science, Man of Faith".

Sobre o CA do LOST in LOST, fica complicado porque muitas coisas lá precisam passar pela Globo antes...

Bom, valeu pelos coments!!

Abraço!!

Pacem in terris disse...

fala aí lecooo...
Eu concordo com o Vitor!
eu tb naum gosto do episódio "The Constant" mas acho q ele é mt importante!E eu tb ADORO o mistério do monstro e tb acho q a morte do Eko revela esse segredo.
Agora,falando sério,vc tem uma mente perspicaz,Leco!Até agora eu naum tinha reparado q o q aconteceu com o Desmond na 3° temp é explicado em "The Constant"!
Ah!na minha lista eu tiraria "Exodus"(apesar de adorá-lo)e "Orientation" e colocaria "Maternity Leave",q se vc revê-lo e reparar bem,revela tudo aquilo q vemos na 3° temp sobre os Ourtos.E colocaria tb "One Of Us" q revela q as manifestações da ilha podem ocorrer tb no mundo exterior a ela(vcs se lembram q o câncer de Rachel é curado mesmo estando fora da ilha?)!!!!!!!Eu coloquei pensando nos mistérios solucionados da ilha,pq os q eu gosto naum são necessariamente esses!!
Abraçoooooooo

LucasLost disse...

Lista sensacional , concordo com todos os episódios entre eles o q eu mais gosto e o Through The Looking Glass mas os outros são otimos tbm

Abraço!!

Nanamelon disse...

Man Of Science, Man Of Faith

Episódio de abertura da segunda temporada, e que nos apresentou, numa tacada só, a Dharma Iniciative e Desmond David Hume.

Eu só acrescentaria este à lista, que com a atualização da 5ª temporada ficou ainda melhor.

Beijos,
Ju.

Alex disse...

Leco

A lista está mto boa, realmente cada um tem a sua opinião, mas a seleção q vc fez é mto coerente do ponto de vista da série.

Eu, se fosse fazer a MINHA lista, colocaria o episódio "Two For The Road" da segunda temporada, porque na minha modesta opinião, é nele que acontece a melhor sequência (tecnicamente falando) de Lost: o assassinato de Ana Lucia e Libby por Michael, ele entrando na "jaula" de Ben e dando-se um tiro.

Eu recomendo a quem não tem uma recordação nítida da cena, assistí-la novamente! Beira a perfeição!

A ausência de trilha sonora em toda a sequencia, deu toda uma carga dramática e tensa a aquela reviravolta q aconteceu ali.

Fora q foi o episódio em q me despedi da Ana Lucia, mas ai já é gosto pessoal demais. hehehehe

:)

Alex disse...

E só complementando, gosto muito de "Greatest Hits" tb, pelo lado emocional, mas não acho q ele fique entre os mais relevantes da série.


Pra mim, O MELHOR até aqui é "Through the Looking Glass". Em relação a tudo: ação, tensão, reviravoltas, produção, etc.

Leco Leite disse...

Então, Alex, eu ainda vou montar uma lista com os melhores episódios... Esses são episódios que eu vejo como importantes e explicativos sobre a série!

O exemplo é o "316", que não gosto mas sei da importância dele para a série...

Abraço!

Cris disse...

Simplesmente impossível relacionar apenas 10! Você conseguiu se controlar muito! Hauhauhau. Não tive o mesmo controle e fiz uma lista de todos os que acho essenciais para a compreensão da trama. Sorry! Aí vai:

Pilot
Man of Science, Man of Faith
Orientation
The Other 48 Days
Lockdown
Live Together, Die Alone
A Tale of Two Cities
Not in Portland
Flashes Before Your Eyes
The Man from Tallahassee
Through the Looking Glass
There's No Place Like Home
Because You Left
Jughead
316
La Fleur
The Incident

Anônimo disse...

Faltou o melhor dos melhores:

NUMBERS.

Marcelo Andrade disse...

Excelente lista! Só incluiria "White rabbit" da primeira temporada. Fez mais sentido para mim depois que assisti à esta quinta.

Nathalie F. disse...

O Greatest Hits tbm entra na minha lista!

Unknown disse...

Mano, acrescento soh mais um;;;


"the brig"

Sawyer vs. Pai do Locke

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

 
who"s online

counter hit make

PageRank Free counter and web stats